ANTES DE MUITOS ASSUNTOS TÉCNICOS,UM POUCO DA MINHA HISTÓRIA...PARTE II
- 25 de fev. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 23 de abr. de 2020

Depois da entrada da Federação Internacional de Ginástica a Aeróbica de Competição começou a ser chamada de Ginástica Aeróbica (Aerobic Gymnastics) e realmente muita coisa mudou...
O critério artístico que contemplava a criatividade, o show e o carisma passou a ter uma nova forma de avaliação, sendo que a execução e a dificuldade dos elementos tornou-se muito mais determinante para melhores resultados de quem pleiteava os primeiros lugares.
Desta maneira, nações com muita tradição nas ginásticas Artística e Rítmica ( países do leste europeu e do continente asiático entre outros) começaram a dominar o cenário mundial, sem dúvida parecia um novo esporte.
E por aqui eu iniciava uma nova empreitada trabalhando com a formação de jovens atletas da Aeróbica a partir de meados dos anos 90. Em 1994, Claudia Gomes encerra seu ciclo como atleta e passa a atuar como técnica/coreógrafa e neste momento acabamos nos aproximando formando uma comissão técnica, ela na sua função e eu como preparador físico desde sempre.
Essa união deu tão certo em vários aspectos que em 1995, além de muito trabalho com a ginástica estávamos nos casando também. Agora em 2020 comemoraremos nossas bodas de prata como casal e também como parceiros inseparáveis no treinamento...Uma dádiva, show!
Em 1996, em mais uma parceria formidável, iniciávamos um trabalho com as categorias de base da Ginástica Aeróbica no Colégio Spinosa que perdurou até início de 2005. Neste período construímos uma verdadeira escola de formação de ginastas, conquistando títulos importantes como o bicampeonato brasileiro pela Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) na prova trio juvenil e a medalha de prata no mundial ANAC (EUA)/2002 com a prova grupo juvenil.
Em 2005 as atividades com a Aeróbica se encerraram no Spinosa e um convite para ingressar e assumir a Ginástica Aeróbica da Sociedade Esportiva Palmeiras foi feito para nós e um novo ciclo de aprendizado e conquistas teve início em nossas vidas que perdura até hoje.
Muito foi feito no Palmeiras no decorrer destes anos e diversas marcas de 2005 até o momento foram estabelecidas como : campeão brasileiro individual feminino juvenil por 7 anos consecutivos com diferentes ginastas, diversas conquistas nacionais seguidas na prova trio, hexacampeão brasileiro juvenil por equipe, finalista da Universíade, bronze na Gymnasíade, 5 títulos de campeão panamericano, mais de 40 x campeão brasileiro por provas na CBG, participação em 3 mundiais, convocações para seleção brasileira e por aí vai...
Nesses 15 anos de atividade a equipe de Ginástica Aeróbica do Palmeiras certamente tornou-se uma das protagonistas mais destacada nas competições nacionais da modalidade.
Dentro deste cenário minha função de preparador físico atuando de forma ininterrupta na Aeróbica no decorrer de 31 anos, tem uma riqueza de fatores e variáveis para ser desenvolvido e explanado.Modelos de planejamento, controle de carga, propostas de avaliações, sistemas de treino para categoria adulto e categorias de base dentre outros são os temas a serem apresentados e sem dúvida serão o carro chefe deste blog.
No próximo post opinarei sobre a importância da Aeróbica de Competição na introdução do conceito Fitness dentro do mercado brasileiro na transição dos anos 80/90.
Aguardem!
Comments