ANTES DE MUITOS ASSUNTOS TÉCNICOS,UM POUCO DA MINHA HISTÓRIA...PARTE I
- Borelli
- 24 de fev. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 23 de abr. de 2020

E lá se vão 31 anos...Tudo aconteceu de forma tão inusitada na academia Competition (São Paulo) em 1989 quando Marcio de Oliveira foi até a sala de musculação (meu local de atuação na época) e perguntou sobre a possibilidade em ajudá-lo na sua preparação para um campeonato de Aeróbica de Competição que disputaria aproximadamente em 3 meses.
Não conhecia o Marcio (talentosíssimo por sinal!!) e nem fazia ideia do que fosse a tal Aeróbica de Competição...Amor a primeira vista pela modalidade seria a melhor definição!!
Naquela competição (Campeonato Brasileiro) Marcio foi campeão e definitivamente mudou o rumo da minha vida. Em 1990 fui contratado como preparador físico pela academia Triathon (foto acima) para trabalhar junto da equipe de competição e a experiência de treinar exclusivamente o time da Aeróbica Competitiva foi fantástica, e dentre os excelentes resultados, o título da campeã brasileira Claudia Gomes foi o destaque.
Claudia foi a primeira campeã nacional na prova individual feminino (até 1989 a disputa era mista) e certamente era uma atleta além do seu tempo.
Em 1991, em mais um projeto junto a Marcio de Oliveira veio a conquista do Mundial e no Brasil a equipe Triathon levantava com Greice Kerche o campeonato nacional.
1992 é coroado com 2 medalhas de prata no Mundial de Las Vegas junto de Claudia Gomes (individual feminino) e do trio mineiro composto por Juliana, Fernanda e Stella.
Já 1993 foi muito especial com os primeiros lugares no pódio do campeonato brasileiro com a dupla mista Eduardo Raupp/Regiane Silva e Magda Cristine no individual feminino. No Mundial Greice Kerche e a dupla Roberson Magalhães/ Marilene Andrade traziam medalha de ouro, show demais!!
No Campeonato Mundial da IAF (Japão), em 1994, os atletas Weidy Barbosa e Cida Santos voltam como campeões, uma grata surpresa pois eram considerados "azarões" e conosco não se brinca, rsrsrs... E no Mundial nos EUA, a dupla Roberson Magalhães/ Marilene Andrade subia na segunda posição do pódio.
Em 1995 mais um primeiro lugar no Mundial com a dupla Eduardo Raupp/Regiane Silva batendo a favoritíssima dupla espanhola, campeã de tudo até aquele momento, e por aqui no Brasileiro, o trio Marcelo Capi/Disnei Sanches/Renato Garcia cravaram o primeiro lugar na competição.
Finalizando essa fase de ouro que foi de 1989 até 1997, o trio Marcelo Capi/Disnei Sanches/Renato Garcia conseguiu levantar o bicampeonato mundial (1996/1997) e a individual feminino Magda Cristine ficou com 2 medalhas de bronze nos mundiais dos EUA e Japão.
Foi uma época clássica da Aeróbica de Competição, mas que começou a perder suas principais características a partir deste período.
Desde 1994/1995 quando a Federação Internacional de Ginástica (FIG) reconheceu a modalidade como integrante oficial de seus quadros, o esporte que estávamos acostumados a ver, enunciava mudanças bastante significativas com relação a performance, apresentação e execução de elementos baseados em um novo e rígido código de pontuação.
Acabava a época do show com performance e entrava a do esporte pleiteando uma diretriz olímpica.
No próximo post, um pouco da minha trajetória nesta nova empreitada!
Que legal Borelli!! Que tempo maravilhoso!!! Eu adorava assistir as competições no Pinheiros! Nesta época eu treinava na Competition, eu torcia para a Grace!!Só depois pensei em competir na aerobica, mas acabou não dando certo! Estou adorando a história!!!
Valeu Alessandra, muito obrigado! Apesar de ser um universo pequeno penso ser fundamental deixar o registro, tanto histórico quanto científico, dessa maravilhosa modalidade que faz parte integral da minha vida por mais de 30 anos...
Fantástica a sua pesquisa, show!!! Estou a sua disposição, é só fazer o contato !
Beijão e fica com Deus
PARABÉNSSSSSSSSSSSSSS pela sua inciativa!!!
Muito importante estes registros!!!
Estou estudando a história da Ginástica Aeróbica na cidade de São Paulo, logo logo entrarei em contato para te entrevistar!!!
E principalmente, parabéns por sua dedicação ao esporte!!!