top of page

ANTES DE MUITOS ASSUNTOS TÉCNICOS,UM POUCO DA MINHA HISTÓRIA...PARTE I

  • Foto do escritor: Borelli
    Borelli
  • 24 de fev. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 23 de abr. de 2020






E lá se vão 31 anos...Tudo aconteceu de forma tão inusitada na academia Competition (São Paulo) em 1989 quando Marcio de Oliveira foi até a sala de musculação (meu local de atuação na época) e perguntou sobre a possibilidade em ajudá-lo na sua preparação para um campeonato de Aeróbica de Competição que disputaria aproximadamente em 3 meses.


Não conhecia o Marcio (talentosíssimo por sinal!!) e nem fazia ideia do que fosse a tal Aeróbica de Competição...Amor a primeira vista pela modalidade seria a melhor definição!!


Naquela competição (Campeonato Brasileiro) Marcio foi campeão e definitivamente mudou o rumo da minha vida. Em 1990 fui contratado como preparador físico pela academia Triathon (foto acima) para trabalhar junto da equipe de competição e a experiência de treinar exclusivamente o time da Aeróbica Competitiva foi fantástica, e dentre os excelentes resultados, o título da campeã brasileira Claudia Gomes foi o destaque.


Claudia foi a primeira campeã nacional na prova individual feminino (até 1989 a disputa era mista) e certamente era uma atleta além do seu tempo.

Em 1991, em mais um projeto junto a Marcio de Oliveira veio a conquista do Mundial e no Brasil a equipe Triathon levantava com Greice Kerche o campeonato nacional.


1992 é coroado com 2 medalhas de prata no Mundial de Las Vegas junto de Claudia Gomes (individual feminino) e do trio mineiro composto por Juliana, Fernanda e Stella.


Já 1993 foi muito especial com os primeiros lugares no pódio do campeonato brasileiro com a dupla mista Eduardo Raupp/Regiane Silva e Magda Cristine no individual feminino. No Mundial Greice Kerche e a dupla Roberson Magalhães/ Marilene Andrade traziam medalha de ouro, show demais!!


No Campeonato Mundial da IAF (Japão), em 1994, os atletas Weidy Barbosa e Cida Santos voltam como campeões, uma grata surpresa pois eram considerados "azarões" e conosco não se brinca, rsrsrs... E no Mundial nos EUA, a dupla Roberson Magalhães/ Marilene Andrade subia na segunda posição do pódio.


Em 1995 mais um primeiro lugar no Mundial com a dupla Eduardo Raupp/Regiane Silva batendo a favoritíssima dupla espanhola, campeã de tudo até aquele momento, e por aqui no Brasileiro, o trio Marcelo Capi/Disnei Sanches/Renato Garcia cravaram o primeiro lugar na competição.


Finalizando essa fase de ouro que foi de 1989 até 1997, o trio Marcelo Capi/Disnei Sanches/Renato Garcia conseguiu levantar o bicampeonato mundial (1996/1997) e a individual feminino Magda Cristine ficou com 2 medalhas de bronze nos mundiais dos EUA e Japão.


Foi uma época clássica da Aeróbica de Competição, mas que começou a perder suas principais características a partir deste período.


Desde 1994/1995 quando a Federação Internacional de Ginástica (FIG) reconheceu a modalidade como integrante oficial de seus quadros, o esporte que estávamos acostumados a ver, enunciava mudanças bastante significativas com relação a performance, apresentação e execução de elementos baseados em um novo e rígido código de pontuação.


Acabava a época do show com performance e entrava a do esporte pleiteando uma diretriz olímpica.

No próximo post, um pouco da minha trajetória nesta nova empreitada!

 
 
 

3 Comments


biancabertotti
Nov 16, 2022

Que legal Borelli!! Que tempo maravilhoso!!! Eu adorava assistir as competições no Pinheiros! Nesta época eu treinava na Competition, eu torcia para a Grace!!Só depois pensei em competir na aerobica, mas acabou não dando certo! Estou adorando a história!!!

Like

Borelli
Borelli
Apr 27, 2020

Valeu Alessandra, muito obrigado! Apesar de ser um universo pequeno penso ser fundamental deixar o registro, tanto histórico quanto científico, dessa maravilhosa modalidade que faz parte integral da minha vida por mais de 30 anos...


Fantástica a sua pesquisa, show!!! Estou a sua disposição, é só fazer o contato !


Beijão e fica com Deus

Like

Alessandra Nabeiro Minciotti
Alessandra Nabeiro Minciotti
Apr 20, 2020

PARABÉNSSSSSSSSSSSSSS pela sua inciativa!!!

Muito importante estes registros!!!

Estou estudando a história da Ginástica Aeróbica na cidade de São Paulo, logo logo entrarei em contato para te entrevistar!!!

E principalmente, parabéns por sua dedicação ao esporte!!!

Like
  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
bottom of page